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Jácomo Norbiato Neto

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A importância da Educação Física na pré-escola.

01/08/2011 11:42

 

Autor: Jácomo norbiato neto

Graduação em Educação Física bacharel pela UNIPAR.

Introdução. São grandes os problemas de saúde que as pessoas enfrentam devido ao sedentarismo, que é gerador de síndromes metabólicas, este que esta diretamente relacionada com o estilo de vida das pessoas, isso é decorrente as possibilidades tecnológicas que surgem a cada momento como jogos eletrônico e outros artifício que levam em direção a um quadro cada vez maior de inatividade física.

Sabemos que o adulto obeso, também foi uma criança obesa, então podemos chegar a um consenso obvio que isso se deve exclusivamente ao estilo de vida que a pessoa adere desde a infância ate a faze adulta, partindo deste pressuposto entendemos que é possível alterar esse quadro de pandemia de síndrome metabólica, agindo diretamente no inicio de tudo, ou seja, na pré-escola onde as crianças estão em um período de descobertas entre essas descobertas as dos hábitos, estes que irão ser determinantes para toda a sua vida, nesse momento a ação do professor de educação física se torna essencial, pois ele é preparado para identificar os problemas decorrentes de um processo de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora.

O educador físico possui conhecimentos das ciências da saúde e da motricidade humana, ele passa à entender e agir de forma efetiva para que atenda as necessidades de cada sujeito respeitando suas individualidades biológicas.

Entendemos que isso só é possível a partir do momento que utilizamos o corpo como forma de aprendizagem, porque notamos que as crianças são capazes de reproduzir situações reais, fazendo imitações que se transformam em faz de conta, desta forma elas nem percebem que estão aprendendo algo, isso é bom por que não gera estresse psicológico na criança e assim podendo integra conceitos de ética, direitos, deveres, normas e regras como também os hábitos alimentares, e a importância da pratica de exercícios físicos pra melhoria do bem estar físico e mental, para que isso ocorra devemos entender a educação física com outros olhos, enfatizando os conceitos de motricidade humana com conseqüência de um trabalho que tem como prioridade desenvolver o gosto pela atividade física de forma prazerosa, lúdica e autônoma, onde os educandos fazem o que mais lhe dão prazer, que é andar, saltar, correr, rastejar, rebater, equilibrar, esquivar-se, quicar, chutar, passar, receber, transportar, etc.. Sabendo que o corpo se movimenta ele é capaz de transforma-se em expressão de desejo e, posteriormente, em linguagem, esta linguagem torna passível através de um desenvolvimento psicomotor, afetivo, social e cognitivo mais amplo e sendo facilitador para o desenvolvimento integral.

Objetivo: Proporcionar múltiplas possibilidades de manifestações corporais por intermédio da pedagogia do movimento elucidando a corporeidade como objeto direto de estudo para o desenvolvimento e crescimento humano e aprendizagem motora, da criança isso se da por meio da motricidade humana, através deste procedimento será adequado às formas e métodos a serem aplicado em sala de aula com o intuito de atender as características e necessidades que são oriundas de cada criança.  

Metodologia: Este trabalho foi desenvolvido a partir da reflexão dos grandes pensadores da educação, em especial o que consideramos como o papa da educação, Paulo Freire sujeito este que contribuiu na gênese e estruturação da escola nova com pensamentos inovadores e ao mesmo tempo transformadores que são capazes de transcender todas as perspectivas para a época legado este que pode me proporcionar uma reflexão profunda a respeito do sujeito aluno, individuo protagonista deste processo educacional, ser este que se deve atenção pelo fato de ser um possível cidadão no futuro que contribuirá para nossa sociedade e nação, partindo desse pressuposto entendo a real importância de realizar meu papel de forma coerente respeitando o universo cultural de cada criança e podendo atender suas necessidades, para com isso propiciar um desenvolvimento adequado nessa fase imprescindível da criança que será a base para ela suportar as transformações biológicas que ela sofrera durante toda sua vida desta forma podendo superá-las com naturalidade .

 Desenvolvimento: Os primeiros seis anos de vida de uma criança são decisivos para o seu desenvolvimento, durante este período os neurônios das crianças estabelecem ligações entre si, (maturação neural) preparando a criança para receber um grande número de estímulos, quer de ordem cognitiva, quer de ordem emocional ou de ordem motora.

É um período de formação motriz geral que integra a pré-escola e o ciclo básico de formação educacional, neste período é importante que aja uma gama riquíssima de movimentos este que envolvem dos mais simples para os mais complexos como, por exemplo, (andar, correr, saltar, rolar, girar, trepar , lançar, etc.), pois quando bem adequadas em conteúdo e intensidade, poderão construir sólidas bases motrizes para as etapas seguintes da puberdade e, adolescência, ajudando o educando á vencer, sem grandes crises, as transformações, psicofísicas que se operam.

O ambiente hereditário e empírico das crianças e as exigências especificas das tarefas motoras tem efeito profundo no índice de obtenção das habilidades motoras rudimentares da primeira infância.

Esse fato nos faz pensar que o inicio do desenvolvimento motor não se deve apenas a maturação neurológica, mas também a um sistema auto-organizado que envolve a (tarefa, ambiente e o individuo), onde á três níveis de desenvolvimento motor intrincado que estão relacionados à primeira infância da criança, ou seja, da concepção até por volta dos dois anos de idade, passando pelas etapas de desenvolvimento da estabilidade, locomoção e manipulação.

Isso só é possível pela capacidade que os seres humanos possuem de perceber o mundo em sua volta através do corpo, ou seja, pelo mecanismo fisiológico que denominamos como percepção motora, processo esse de organização de novas informações à medida que interagimos com o meio, e partindo das informações que já existem armazenadas, essas percepções ou informações se somam e levam ao manifesto ou desempenho motor, que são essenciais ao desenvolvimento psicomotor da criança.

Sabemos que a infância é marcada, por aumentos estáveis de altura, peso, massa muscular e massa encefálica, o cérebro de uma criança atinge cerca de 75% de seu peso adulto por volta dos 3 anos de idade e quase 90% aos 6 anos.

Justamente neste período que as brincadeiras são o modo básico pelo quais as crianças tornam conscientes de seus corpos e de suas capacidades motoras, podendo com isto desenvolver com mais eficiência o aspecto psicomotor.

As brincadeiras também servem como importante facilitador do crescimento cognitivo e afetivo da criança, bem como importante meio de desenvolver tanto habilidades motoras refinadas, como também as rudimentares.

Entendemos que as brincadeiras são capazes de despertar habilidades estas que servem como meios vitais pelos quais as estruturas cognitivas superiores são gradualmente desenvolvidas, por meio das brincadeiras, as crianças pequenas desenvolvem ampla variedade de habilidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras fundamentais que estão envolvidas nos processos de desenvolvimento e de refinamento das habilidades motoras fundamentais em uma grande variedade de movimentos, estabilizadores, locomotores e manipuladores, isso significa que as crianças devem envolver-se em muitas experiências coordenativas e afetivas em termos de desenvolvimento projetadas para aumentar o conhecimento do corpo e do seu potencial para o movimento.

O desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais é básico para o desenvolvimento motor da criança, ela deve submeter-se por uma grande variedade de experiências motoras e uma gama de experiências ambientais que fornecem as crianças uma profusão de informações que são a base que elas têm de si mesmas e do mundo que a cercam, pois quando bem adequadas em conteúdo e intensidade, poderão construir sólidas bases motrizes para as etapas subseqüentes da puberdade e adolescência, ajudando o educando a vencer, sem grandes crises, as transformações, psicofísicas que se operam.

O desenvolvimento mental humano é influenciado através, da maturação onde ocorre amadurecimento físico especialmente do sistema nervoso central, a partir das experiências vivenciadas como manipulação de objetos, e expressões corporais.

 Segundo Madalena Freire, é através de relações interpessoais repetidas, principalmente aquelas que incluem discussões e discordâncias que a criança é levada a tomar conhecimento do outro, de certa forma por meio da interação que ocorre no envolvimento de brinquedos, brincadeiras e jogos, ações estas que são geradoras de conversas e trabalho com outros indivíduos especialmente outras crianças.  

Segundo Piaget ele entende que este tipo de desenvolvimento deve ocorrer com um aspecto de equilibração, onde a um processo de reunir maturação experiências e socialização de modo a construir e reconstruir estruturas mentais.

A partir destes pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um  desenvolvimento plural e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato (Piaget).

A criança é concebida como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, operando ativamente com objetos e pessoas, essa interação com o ambiente e com as pessoas faz com que a criança construa estrutura mental e adquira maneiras de fazê-las funcionar.

Essa interação acontece através de dois processos simultâneos que são a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida devido aos estímulos externos, estes estímulos externos podem ocorrer de duas formas a primeira através das brincadeiras e a segunda através dos jogos.

As brincadeiras exercem um papel fundamental, porque através do brinquedo as operações exigidas podem ser substituídas por outras e as condições do objeto, com preservação do próprio conteúdo em ação, deste modo podendo haver domínio de uma área mais ampla da realidade, que se encontra por parte da criança tornando em primeiro momento uma ação mais simples em um segundo momento que nota-se das crianças facilidade de compreensão se pode acrescentar mais complexidade, isso exigira das crianças uma área, esta que não é diretamente acessível a ela só pode, portanto, ser obtida em um jogo.

Segundo Piaget os jogos infantis exerce nas crianças uma função essencial, esta que a criança aprende muito mais enquanto ela brinca e permanece em um estado lúdico e recreativo, pois neste momento ela passa a fantasiar e imaginar, vivendo em um mundo mágico, onde a criança passa ser capaz de criar e recriar a sua própria estória.

 O jogo também exerce um papel essencial, pois através do mesmo podemos inserir o aprender da ética, normas, regras, deveres e direitos dentro de um contexto lúdico-recreativo isso se torna possível, pois é indispensável ao seu equilíbrio afetivo e intelectual que possa dispor de um setor de atividade cuja motivação não seja a adaptação ao real se não, pelo contrario assimilação do real ao (EU) (PIAGET, JEAN; pg. 52).

Todo estimulo externo é interiorizado pela criança, para facilitar esta aprendizagem isto deve ocorrer em um ambiente lúdico porque a criança visualiza o mundo de um modo totalmente diferente sua visão de mundo é simples e delgada, pois a mesma ainda se encontra em um estado de constante descoberta, do mundo que á rodeia e durante este constante processo de evolução cognitiva e física, pois a mesma continua se transformado, isso se deve ao jogo, que é capaz de transformar o real por assimilação mais ou menos pura as necessidades intrínsecas da criança. .

Desde as proximidades dos três anos, as crianças formulam a si mesma e as que acercam uma serie de perguntas, as mais notáveis das quais são os por quês (Piaget, pg. 93), é o momento pelo qual a criança caminha para sua autonomia cognitiva.

VYGOTSKY afirma que o período pré-escolar da vida de uma criança, está diretamente associado ao desenvolvimento das brincadeiras, é um processo secundário redundante dependente que ao mesmo tempo enquanto sofre uma moldagem da atividade esta que não é uma brincadeira passa ser, mas claro e de fácil compreensão pela criança.

Para a criança esse nível de desenvolvimento físico ainda possui um aspecto de atividade teórica abstrata, e a consciência das coisas, por conseguinte, emerge nela, principalmente sob forma de ação, ou seja, é preciso neste momento o emprego de atividades de expressões corporais para que a criança adquira uma gama de informações essenciais pra seu desenvolvimento psicofísico.

Uma criança que domina o mundo que a cerca é a criança que se esforça para agir neste mundo isso só passa ser possível através da interação da criança com o mundo e com as outras crianças e adultos que o fazem parte, e para que isto ocorra é importante que aja os três níveis de cooperação, o primeiro nível cooperação com o (EU), depois com o (Outro) e por ultimo com o (Meio), este que está diretamente interligado com o ser que sou.

  Segundo FREIRE a criança aprende enquanto ela brinca sendo este um ambiente lúdico e prazeroso onde existam normas a serem respeitadas.

Paulo Freire (1997) destaca o respeito pelo universo cultural e corporal dos alunos, considerando e explorando o seu conhecimento prévio para re-construir, conviver e interagir na sociedade. É através deste universo de cultura corporal que a criança se expressa e compreende o mundo em sua volta e passa a interagir e fazer parte dele.

Partindo deste pressuposto entendemos que a motricidade humana é imprescindível pelo aspecto de desenvolvimento psicomotor relacionado há afetividade, socialização, cooperação, é indispensável o aspecto motor que é o mecanismo que leva a evolução de todos os outros aspectos morfofisiológicos com a maturação, crescimento e desenvolvimento que envolve todas as valências físicas proporcionando um desenvolvimento bio-psico-social adequado.

Segundo Vygotsky a interação social e o instrumento lingüístico são decisivos para o desenvolvimento, onde existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky um real, que já é adquirido ou formado aptidões, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria (conhecimento epistêmico), e um potencial, ou seja, capacidade de aprender com outra pessoa, a partir destes estudos de Vygotsky percebem de forma direta a co-relação da atividades psicomotoras que proporcionam através de estímulos externos o desenvolvimento global de diferentes capacidades e aptidões promovendo formação pessoal, social,cooperativo, filantropia, expressão corporal, comunicação, conhecimento do corpo por meio da corporeidade e por fim e essencial á melhoria da qualidade de vida relacionada à saúde e ao sucesso escolar.

OBJETIVOS A ATINGIR NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR.

Promover o desenvolvimento pessoal da criança com base em experiência de vida numa perspectiva de educação para a cidadania.

Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade.

Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem.

Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas.

Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meias de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo.

Despertar a curiosidade e o sentido crítico.

Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança, nomeadamente, no âmbito da saúde individual e coletiva.

Proceder a despistassem de inadaptações, deficiências ou precocidade e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Conclusão: O sedentarismo é considerado como a doença do século XXI, partindo desta informação pode-se afirmar que um contingente populacional de brasileiros é obeso, devido ao estilo de vida e a falta ou ausência de atividade física, que possam gerar gastos energéticos superiores á aqueles em nível de repouso (metabolismo basal).

Essa preocupação parte do ponto de vista social e educacional onde ao analisar esse fato podemos chegar a um ponto de vista racional onde o adulto obeso de hoje foi uma criança obesa, então podemos chegar a um consenso obvio que isso se deve exclusivamente ao estilo de vida que a pessoa adere desde a infância ate á faze adulta, partindo deste pressuposto entendemos que é possível alterar esse quadro, agindo diretamente no inicio de tudo, ou seja, na pré-escola onde as crianças estão em um período de descobertas entre essas descobertas as dos hábitos, estes que irão ser determinantes para toda a sua vida, nesse momento a ação do professor de educação física se torna essencial, pois ele é preparado para identificar os problemas decorrentes de um processo de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem motora.

 

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